terça-feira, 16 de novembro de 2010

Motivo de tristeza para muitas esmaltólatras: Alergia u.u

Bem meninas, e ai tudo bem???
Hoje trago um assunto não muito agradavel a muitas de nós, a alergia a esmalte..
Acreditem eu sei o quanto é triste...
Bem..Primeiramente..Uma coisa que vejo bastante..É algumas meninas reclamando que o esmalte da colorama "ataca" a alergia, por sorte comigo ainda não teve tal efeito, mas isso de fato acontece...
Não sou especialista no assunto, mas com base em algumas pesquisas e tal, acredito que seja devido a varios fatores...Por exemplo:
O Nível/Estagio de alergia, algumas esmaltolatras são mais sensiveis que outras nesse aspecto.
E tambem, o fato de que os esmaltes da colorama são livres de duas das principais substancias que causam alergia,ou seja, outros elementos doesmalte podem acabar irritando sua pele, entre outros sintomas da alergia...
Ai vão 8 dicas de uma especialista sobre esse assunto..
A dermatologista Daniela Graff preparou 8 dicas para tirar todas as dúvidas sobre a alergia aos esmaltes.

Os esmaltes são utilizados não apenas esteticamente, mas auxiliam no fortalecimento e protege as unhas das agressões diárias. O que poucas pessoas sabem é que os esmaltes de unha são uma causa freqüente de alergia de pele e que o local mais freqüente são as pálpebras superiores que se tornam vermelhas com descamação.

A alergia ao esmalte causa lesões ao redor dos olhos e pescoço, com vermelhidão e coceira, lugares onde levamos as mãos com freqüência. Pode-se dizer que 10% da população possui alergia ao esmalte. O principal causador de reações alérgicas é o formaldeído e o tolueno presentes na composição dos esmaltes. O tolueno é um solvente (barato) da fórmula tradicional de esmaltes. O formaldeído está presente na resina do esmalte.

A função da resina é dar a aderência e a durabilidade ao produto. Até o momento o formaldeído só está proibido nos Estados Unidos, Canadá e nos países do oeste europeu.

Temos que lembrar que a alergia pode não ser do tolueno ou do formaldeído e sim da mica, que é um pigmento utilizado nos esmaltes cintilantes e perolados.

Quando faço a unha, fico com os olhos inchados, é alergia a esmalte?Provavelmente, a alergia (dermatite de contato) a esmaltes aparece como placas vermelhas com descamação, nas pálpebras, pescoço e colo e às vezes na palma das mãos.

Quais são os sintomas da alergia a esmaltes?Inchaço nos olhos (pálpebras), vermelhidão e coceira no pescoço, rosto e mãos

Usei um esmalte antialérgico e continuei tendo alergia,é normal?No esmalte antialérgico ou hipoalergênico,o formaldeído e o tolueno são substituídos por outra resina.Você pode ser alérgica a esta nova resina, ou a algum outro componente do esmalte.

Qual cuidado preciso ter quando for à manicure?
Se for alérgica a esmaltes, se deve usar sempre base e esmaltes hipoalergênicos e utensílios esterelizados.

Como posso saber se sou alérgica somente ao tolueno ou também a outras substancias do esmalte?O diagnóstico é feito pelo teste de contato feito no alergista.

Como é realizado o teste?O teste tem uma bateria de substâncias padronizadas (no Brasil são 35, entre elas temos o formaldeído e as resinas). As substâncias são coladas à pele das costas com adesivo hipoalérgico. Após 48 horas é retirado e é feita a primeira avaliação (observa-se se em algum local ocorreu à reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde). A segunda avaliação é após 96 horas. O teste dá positivo, quando aparece vermelhidão e até bolhas no local de determinada substância (isto quer dizer que a pessoa é alérgica a esta substância)

Existe tratamento ou remédio para quem tem alergia a esmaltes?O tratamento é o mesmo para qualquer alergia. A pessoa alérgica não pode mais usar esmaltes que não seja hipoalérgico.

A base incolor aplicada antes do esmalte dá alergia?Sim,ela tem os mesmos produtos que o esmalte,sendo que a quantidade de resina (tolueno, sulfonamida, formaldeído) é maior, para aumentar a aderência do esmalte.

Fonte: www.dicafeminina.com

Sei que ficou enorme meninas mas espero que gostem e que lhes seja bem útil..
Kissus e Ja ne..=^.^=










3 comentários:

  1. Oi Lidiane...

    Não ficou longo... foi bem esclarecedor...
    Inclusive esse dias postei esmaltes da linha Ellen Gold, que tem uma coleção inteira de hipoalergênicos.
    Existem várias marcas q tem essa preocupação, e lançaram esmaltes pra atender esse grupo pessoas (q ká entre nós, não é pequeno.

    ótimo post!!

    beijos
    http://febredeesmalte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito útil sim, postagens como essa ajudam demais quem sofre com esse mal. Graças a Deus não tenho nenhum problema desse tipo.
    bjus.

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lidiane,

    Você sabia que o toluol presente nos esmaltes é o mesmo das colas de contato (cola de sapateiro)?

    Por isso, ao comprar esmaltes de unhas ou colas de contato, o melhor é optar por produtos de última geração, livres de toluol, substância que pode causar danos ao sistema nervoso central.

    Nos esmaltes, o toluol aparece em concentrações baixas e por isso o efeito máximo é alérgico. No entanto, na cola de contato (cola de sapateiro), que cola diversos tipos de materiais como sapato, madeira e metal, ele pode representar um perigo muito maior.

    O jornal Oeste Notícias (SP) publicou matéria sobre o assunto. Veja o que fala o texto: http://migre.me/2dnyd

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)
Sua opinião é muito importante

Beijos e esmaltes :-*